Buscar
  • Carol Derschner

Clareza e a filosofia Kaizen

Atualizado: 14 de Out de 2019

Ter mais clareza sobre nossas escolhas e caminhos de vida também passa pela forma como nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor e nossa organização pessoal


Muitas vezes subestimamos a importância da clareza em nossas vidas e como ela pode ajudar a colocar nossos projetos pessoais e ideias em movimento!


Buscar trazer mais clareza para o dia a dia, no entanto, não significa ter o controle sobre tudo ou ter todas as respostas em relação aos problemas e ao futuro. A clareza pode ter muito mais a ver com um reconhecimento sobre onde e como estamos hoje, e o que precisamos para que as coisas funcionem melhor neste cenário, fazendo melhorias possíveis, desejáveis ou necessárias. Mas o que é necessário?


Tendemos a desejar grandes mudanças, reviravoltas ou transformações radicais em nossa vida, mas sofremos ao perceber que muitas vezes nos falta clareza para saber onde estamos, como chegamos ali e para onde podemos ir a partir de agora.

Sem clareza também fica difícil perceber o que precisamos de fato neste caminho e como será esse direcionamento, mesmo que gradual. Bom, sem querer já abordamos aqui alguns dos conceitos do Kaizen, uma filosofia japonesa que, apesar de poder ser aplicada nas mais diversas situações, é bastante conhecida por ser utilizada no meio empresarial para a melhoria de processos, que vão desde otimizar o trabalho em um escritório até, por exemplo, construir máquinas em grandes indústrias.


Basicamente, o Kaizen se apoia na ideia do aprimoramento contínuo na forma como fazemos as coisas, melhor uso dos recursos e objetos disponíveis e a promoção de pequenas melhorias diárias, principalmente no ambiente em que se vive ou trabalha.


O interessante é que esta filosofia costuma ser bastante utilizada em conjunto com outros métodos que também valorizam a organização, limpeza e utilidade dos itens em um ambiente para o sucesso de uma operação, seja ela simples ou complexa. Nela, cada pequeno detalhe (seja um lápis ou lixeira disponível) auxilia para que um projeto seja feito com êxito e da melhor forma possível.


Muitos já sabem que o estado do ambiente em que nos encontramos pode influenciar nossa produtividade, humor, disposição e criatividade ou até mesmo atrapalhar necessidades bem simples do cotidiano, como ter à mão itens que precisamos, se encontrar em uma temperatura agradável para trabalhar ou respirar ar fresco e puro.


Quando falamos em clareza, no entanto, podemos observar que ela é um estado de espírito que naturalmente se transfere para o ambiente ao nosso redor quando sabemos de forma mais acurada o que queremos e o que precisamos ter a nossa volta para realizar isso da melhor forma possível. Por exemplo, alguém que trabalhe de home office pode ter necessidades diferentes em sua casa do que uma mãe no período de pós-parto. Um estudante ou uma artesã também geralmente precisam de uma organização que facilite seus objetivos e, ao mesmo tempo, ajude a inspirar e estimular seus planos, sonhos e ideias.


Nesse sentido, a pergunta sobre clareza pode passar por questões internas, mas igualmente por outras mais externas e objetivas. O que você precisa ter ao seu redor que esteja de acordo com seus objetivos e necessidades de vida? Uma poltrona confortável de leitura? Equipamentos de ginástica? Uma horta no quintal? Espaço livre nas gavetas e estantes? Objetos que não gosta mais bem longe de casa? Cômodos limpos, agradáveis e organizados para melhorar a ambientação da casa e acolher bem sua família?


Colocar a clareza em foco, portanto, é um exercício interessante que pode ocorrer (como em tantas outras coisas), tanto em nosso interior quanto exterior, nos ajudando a refletir sobre nossas escolhas, possibilidades e prioridades para o uso de nosso tempo de vida.


Está em busca de mais clareza em sua vida?


BAIXE GRÁTIS

nosso Ebook com

Dicas para ter mais Organização e Clareza em sua vida pessoal e ambiente!





VOCÊ JÁ VIU NOSSAS REDES SOCIAIS?