Buscar
  • Carol Derschner

Detox de vida

Atualizado: 14 de Out de 2019

Nossa rotina diária guarda uma vida inteira. Será que aquilo que fazemos todos os dias nos ajuda a levar uma vida melhor ou dá condições para que possamos levar um dia?

Se toda a sua vida fosse um reflexo de sua rotina semanal, como ela iria se parecer? Bom, não quero assustar ninguém, mas é possível que nos passe despercebido como nossas prioridades de vida ajudam a "fazer" nossa própria vida. Veja bem, tudo o que fazemos e acreditamos ganha força, na mesma medida em que as coisas esquecidas podem ir minguando e até mesmo não voltar nunca mais. É assim com tudo, com os relacionamentos, hábitos, compromissos... Até aqui nenhuma novidade!


Olhando a vida desta forma, talvez todas as nossas prioridades — ou o bolo de compromissos e acontecimentos em que se transformou a nossa rotina — revela ter sim um efeito sobre nós e sobre o direcionamento de parte de nosso destino. Já ouvimos falar de detox em nossa dieta e também em nossa vida pessoal, nos livrando de relacionamentos tóxicos, sejam de "amor" ou amizade. Agora, um detox de prioridades parece ser realmente uma coisa nova!


Examinar a rotina e até mesmo os motivos pelos quais fazemos as coisas, pode revelar muita coisa sobre nós e a maneira como estamos modelando nossa vida. O mais interessante é que não temos consciência que modelamos nossa vida o tempo todo e ela passa a nos modelar também, uma vez estabelecida. Estamos já hoje sob a influência de nossa rotina passada ou até mesmo mais recente, sem mesmo perceber!

Receita desintoxicante para uma vida melhor

A resposta é, não existe uma pronta! Mas refletir sobre ela é o primeiro passo para sair do automático e simplesmente fazer todos os dias o que continuamos fazendo e seguir aborrecida pelos mesmos motivos quase sempre. Aquilo que priorizamos todos os dias, são as pedras que colocamos na calçada de nosso destino. Se estas pedras forem somente coisas materiais, desejos vindos dos outros ou atitudes desalinhadas com nosso eu interior, dando pouco espaço para a escuta de nós mesmas (leia mais sobre isso aqui), as chances de nos sentirmos desamparadas diante dos grandes e pequenos desafios da vida podem aumentar bastante no futuro...


"Mas a minha rotina é inflexível, estressante, não tenho como mudar nada nela". Acho esse reconhecimento interessante, afinal, eu mesma já pensei a mesma coisa muitas vezes. É aí que entra um fator importantíssimo, e ele se chama, "tempo livre". Um exemplo disso é bem comum: sair do trabalho e decidir o que fazer em seguida. Uma boa noite de sono? Distração? Exercício físico? Leitura? Escrever? Ouvir música? Pensar em nada? O que realmente você está pensando quando "não pensa em nada"? Que emoções ou pensamentos isso te traz, são bons? Ruins? Onde te levam? O que você busca realmente quando finalmente todas as ocupações e preocupações resolvem "dar um tempinho"?


Descansar com certeza é importante e algo muito subestimado em uma cultura da exaustão. Mas parar para pensar o que fazemos com o tempo em que estamos acordados também é. Pode ser difícil separar nossa atuação de vida do trabalho formal, carreira e emprego, mas acredito que ela vai muito mais além, pois é uma busca, um desenvolvimento, uma postura diante da vida que faz sentido para nós. Podemos levar essa postura para o trabalho também, dando esse sentido maior para nossa existência, que passa por tudo que fazemos, desde atender um telefone até fazer um relatório. Porém, quando findamos nossas obrigações diárias, este é o momento em que podemos escolher alimentar algo, usando nosso tempo. Se então soubéssemos que todo nosso tempo livre pode ser este alimento de algo que ajuda a calçar nosso destino e nosso sentido interior, que algo seria esse então? Algo que, muitas vezes repetido, ajuda a fazer nossa vida, por tantos considerada ainda tão misteriosa...


Em uma sociedade que valoriza a extroversão, parar por um momento e olhar com cuidado para a rotina, fazendo mudanças, podas e revendo prioridades de vida (ou seriam "para a vida"?), pode ser um passo importante para um viver em que nossas escolhas nos levem a ter mais clareza, sabedoria, equilíbrio e paz interior no futuro. Bom #detox de rotina para você!


Está em busca de mais clareza em sua vida?


BAIXE GRÁTIS

nosso Ebook com

Dicas para ter mais Organização e Clareza em sua vida pessoal e ambiente!



VOCÊ JÁ VIU NOSSAS REDES SOCIAIS?